Quem não possui muitas habilidades com design pode sentir dificuldade na hora de preparar uma apresentação, seja ela profissional ou não. Para ajudar, existem alguns programas e sites que podem auxiliar no processo, como o Canva e o Microsoft PowerPoint, cada um com suas funções e forma de utilização.
Ainda que ambas as opções ofereçam ótimas ferramentas para montar apresentações e fazer designs diversos, a escolha do programa para a tarefa influencia diretamente o processo e o resultado e, por isso, é recomendável conhecê-los antes de fazer a escolha.
Leia mais:
- 4 funções do Canva para tornar seu design mais profissional
- Tome cuidado com essas 5 coisas ao usar o Canva
- PowerPoint Online: guia para criar e editar slides
Se você está em dúvida sobre qual programa é melhor para desenvolver essa tarefa – Canva ou PowerPoint -, conheça abaixo um pouco mais sobre cada um, com vantagens e desvantagens, para escolher a melhor opção para você.
Canva ou PowerPoint: qual é o melhor?
Para apresentar informações de maneira clara e concisa, uma apresentação de slides é sempre uma boa alternativa, já que usa recursos visuais como complementos para explicar as ideias e conceitos que precisam ser transmitidos.
É importante ter consciência de que, para escolher a ferramenta ideal ao elaborar apresentações e designs, não existe certo ou errado, pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, o melhor jeito de escolher é fazendo uma avaliação de qual programa oferece as funcionalidades que atendem às suas necessidades.
Canva: vantagens e desvantagens
Criado em 2012, hoje já é considerada uma das ferramentas para criação e edição de designs mais populares da internet, principalmente pelo fato de a plataforma ser intuitiva e fácil de usar. Apesar de ter uma versão paga, o Canva disponibiliza uma grande variedade de recursos de forma gratuita.
Utilizar a plataforma é muito fácil: basta acessar seu site e escolhera opção de login que deseja, usando Facebook, Google ou e-mail cadastrado. Após isso, o usuário terá acesso ao dashboard do Canva, com diferentes templates disponíveis para utilização.
Vantagens do Canva
A principal vantagem do Canva que pode ajudar muito os usuários mais inexperientes é o fato de que a plataforma conta com diversas opções de templates pré-configurados, em dimensões específicas feitas para o tipo de arte desejada, como cabeçalhos de e-mail, posts para redes sociais e apresentações, por exemplo.
A plataforma também oferece uma biblioteca de imagens gratuitas, além de ícones que deixam as apresentações mais criativas, e recursos para edição de textos. A ferramente também permite o upload de arquivos, caso você queira usar suas próprias imagens ou fontes. É possível, inclusive, fazer integrações com o banco de imagens Pexels e outros softwares, como QR Code, Giphy e Google Maps.
Para quem precisa de mais recursos para negócios, a plataforma possui uma versão paga, que oferece funções específicas para atender as necessidades das empresas. A elaboração de painéis de equipes, o acesso para visualização e edição de design com comentários, criação de pastas por equipes, administração de campanhas e integração com outros aplicativos são alguns dos recursos disponíveis.
Desvantagens
A principal desvantagem da plataforma é não possuir um armazenamento local de arquivos, o que não é muito prático. Caso o site saia do ar por algum motivo, por exemplo, o usuário vai precisar aguardar até poder voltar a acessar seu trabalho. Outro contra da ferramenta é não poder fazer edições no arquivo final depois do seu download.
PowerPoint: vantagens e desvantagens
Pioneiro no mercado de apresentações, o programa desenvolvido pela Microsoft pode ser baixado ou usado de forma online. Além de fazer o design personalizado, também existe a opção de utilizar layouts pré-definidos, mas as opções de modelos disponíveis são menos criativas, e bastante usados no mercado.
Vantagens
A maior vantagem do PowerPoint é a quantidade diversa de formatos que podem ser explorados por todos, sejam pessoas que possuem familiaridade com a elaboração de slides, ou até quem não entende nada sobre design ou programação.
É possível inserir imagens, vídeos, áudios, animações, gifs e imagens 3D na apresentação, e a ferramenta ainda permite algumas edições no formato das imagens, além da remoção de fundos e a criação de botões, que podem ser clicados para criar slides em camadas.
O programa ainda permite o trabalho colaborativo, onde mais de uma pessoa trabalha na mesma apresentação. Você pode compartilhar arquivos e colaborar em tempo real, por exemplo, sendo uma funcionalidade importante para equipes que trabalham remotamente em locais diferentes. Para proteger seu trabalho de terceiros, uma função importante é a de salvar o arquivo em PDF.
Desvantagens
Uma das principais reclamações sobre o PowerPoint está entre as desvantagens, que é a impossibilidade de modificar gráficos inseridos nos slides. Outro “problema” bastante relatado pelos usuários é algo já mencionado: os modelos pré-definidos disponíveis são considerados pouco atraentes, principalmente quando comparados aos de outros programas, fazendo com que as apresentações fiquem pouco originais.
Outras ferramentas além do Canva e PowerPoint
Essas duas são as principais plataformas que pensamos quando se fala em criar slides de apresentações, porém, existem diversas opções no mercado, e nem todas elas valem a pena.
Seguem outras ferramentas que podem valer o teste:
- Google Slides
- Apple KeyNote
- Prezi
- Evernote Presentation Mode
O post Canva ou PowerPoint: qual é o melhor para quem está começando? apareceu primeiro em Olhar Digital.