O Google passará a mostrar resultados de buscas baseados em inteligência artificial até para usuários que não ativaram essa opção, de acordo com o site Search Engine Land. Essa novidade, porém, será testada apenas nos Estados Unidos e para um pequeno público. As respostas geradas por IA já estão aparecendo logo abaixo do campo de pesquisa com um sombreado sob as respostas.

A seção será gerada pela inteligência artificial do próprio Google, a Search Engine Experience. O recurso havia sido lançado em novembro para 120 países com idiomas adicionais ao inglês, mas ainda permanecia como uma opção de adesão. Agora, o Google começará a exibir esses resultados mesmo para aqueles que não optaram por receber, especialmente em consultas complexas ou quando considerar que o usuário poderia se beneficiar de informações de informações de múltiplos sites.

Leia mais:

A empresa está conduzindo esses testes para obter feedback de um público mais amplo, incluindo aqueles que não ativaram a função, visando compreender como a IA generativa pode beneficiar usuários menos familiarizados com tecnologia ou que não têm interesse específico na área.

Google vai incorporando IA em todos seus produtos

Ainda em polvorosa após lançar sua tecnologia de inteligência artificial (IA) mais avançada até agora, o Gemini, o Google está abastecendo um de seus apps mais populares com a IA: o Maps.

Por enquanto, os novos recursos estão em fase de testes ou limitadas a algumas localidades, relata O Globo. O primeiro deles é uma espécie de chatbot com IA generativa, lançado na semana passada para usuários dos EUA. Antes disso, ainda em 2023, o Live View, recurso de realidade aumentada (RA), foi aprimorado, além de ter lançado visão imersiva de rotas.

Confira, a seguir, cada uma das novidades do Maps. Mais abaixo, você confere um resumo de cada recurso:

  • Chatbot inteligente;
  • Live View com visão ampliada;
  • Visão imersiva de rotas;
  • Tour 3D por cidades.

O post Busca do Google mostrará resultados baseados em IA até para quem não ativar opção apareceu primeiro em Olhar Digital.