Uma parceria entre Brasil e Uruguai vai permitir que cidadãos dos dois países usufruam do Gov.br para acessar serviços públicos.

A medida é o primeiro caso de integração de identidade do dedo entre fronteiras na América Latina. Veja quais serviços poderão ser acessados e porquê usar.

Brasileiros poderão usar Gov.br para serviços no Uruguai

O conformidade entre os países permite que brasileiros acessem, de forma do dedo, os serviços da Dependência Reguladora de Vontade e Chuva (URSEA) do Uruguai. A medida deve beneficiar, principalmente, importadores e comerciantes.

gov.br
Brasileiros poderão usar Gov.br para usufruir de serviços públicos no Uruguai (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Veja alguns dos recursos disponíveis:

  • Um dos serviços disponíveis é a “Autorização do rótulo de eficiência energética”, procedimento para que fabricantes ou importadores possam comercializar produtos, porquê lâmpadas fluorescentes compactas, dispositivos elétricos de refrigeração para uso doméstico e aparelhos de ar-condicionado, no país vizinho;
  • Outra possibilidade é a de “Lhaneza de uma novidade posição de vendas”. Com esse processo, empresas podem solicitar brecha de novas vagas comerciais no Uruguai;
  • Há, ainda, a opção de “Autorização de produtos elétricos de baixa tensão”. É com ele que fabricantes dos produtos são liberados para comercializá-los por lá.

Apesar das vantagens para comerciantes, qualquer brasiliano com conta Gov.br nível ouro pode se identificar digitalmente e realizar procedimentos na URSEA de forma totalmente online, sem premência de documento uruguaio.

Medida procura aumentar integração entre serviços digitais dos países (Imagem gerada com IA via DALL-E/Olhar Do dedo)

De conformidade com o secretário de Governo Do dedo, Rogério Mascarenhas, esse é exclusivamente o primeiro passo em direção à integridade do dedo entre países da América Latina. Ele explicou a vantagem para os brasileiros:

É uma medida que vai beneficiar brasileiros que moram no Uruguai ou que são representantes legais de empresas brasileiras, porque isso já facilitará o início de todo o trâmite de negócios relacionados à vontade e chuva no país.

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Do dedo

Leia mais:

Uma vez que usar Gov.br para serviços no Uruguai

A integração entre serviços públicos começou a valer em 23 de setembro. Para usufruir, é necessário ter uma conta Gov.br nível ouro.

Caso você não tenha conta nesse nível, basta fazer reconhecimento facial com base em dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Vernáculo (CIN). O Olhar Do dedo já ensinou o passo a passo .

Você pode conferir a lista completa de procedimentos disponíveis para brasileiros no Uruguai neste link.

O post Brasileiros poderão usar Gov.br para serviços no Uruguai; veja opções disponíveis apareceu primeiro em Olhar Do dedo.