O pouso do último Concorde, em 6 de novembro de 2003, representou a aposentadoria dos voos supersônicos. Por anos, esta tecnologia foi totalmente esquecida. O motivo foram os impactos causados pelas ondas de choque no solo, assim uma vez que o supino dispêndio para desenvolver aeronaves do tipo.
Atualmente, no entanto, novos protótipos estão sendo testados por diversas empresas privadas, e até pela NASA. O objetivo é prometer viagens comerciais com aeronaves supersônicas ecologicamente corretas e economicamente viáveis.
Voo estabeleceu a marca de subida mais rápida
- O último caso de sucesso foi registrado no início de novembro.
- Na data, a Dawn Aerospace anunciou que sua aeroplano autônoma movida por um foguete Mk-II Aurora quebrou a barreira do som com uma velocidade de Mach 1,1 (o equivalente a 1.358 quilômetros por hora).
- De combinação com a empresa, o teste quebrou diversos recordes, entre eles o da primeira aeroplano supersônica projetada e construída na Novidade Zelândia, assim uma vez que o de maior altitude alcançada no país (25.150 metros).
- Isso é mais do que o duplo da fundura das aeronaves comerciais e marca a primeira vez que uma aeroplano social voa em velocidade supersônica desde o Concorde.
- O avião ainda estabeleceu a marca de subida mais rápida a 20 km, fazendo isso em 118,6 segundos.
Assista inferior o teste realizado com o avião supersônico:
Leia mais
- Viagem na velocidade do som? Empresa quer retomar voos supersônicos
- Novidade era na aviação: EUA aprovam voos para testar avião supersônico
- Avião supersônico realiza voo inicial; assista
A teoria é fabricar a primeira aeroplano supersônica operacional
O objetivo da Dawn Aerospace é atingir velocidades de muro de Mach 3,5 (4.321 quilômetros por hora) a uma altitude de 100 km. A empresa deseja chegar até leste ponta para realizar pesquisas de microgravidade, ciência atmosférica, reparo da Terreno e testes de voo em subida velocidade.
Segundo a empresa, isso significaria atingir um desempenho nunca antes visto na história da aviação. No entanto, ainda não há data prevista para que testes nestas condições sejam realizados.
Até agora, a companhia ressalta que construiu o veículo com maior taxa de subida já existente. Leste marco prepara o terreno para que o Aurora se torne a aeroplano mais subida e mais rápida do mundo e abre caminho para a primeira aeroplano supersônica operacional.
O post Avião supersônico quebra recordes em voo teste apareceu primeiro em Olhar Do dedo.