O aroma do café não é apenas prazeroso. Segundo pesquisadores brasileiros, ele pode também ser importante para reduzir o vício de tabagismo. A conclusão faz parte de um estudo realizado com 60 fumantes.
Leia mais
- Reino Unido quer criar 1ª geração sem fumantes da história
- Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
- 8 estratégias para parar de fumar neste ano
Iniciativa pode ser testada em maior escala
- Durante o experimento, que durou seis meses, 30 pessoas inalaram fragrância de aroma de pó de café.
- Metade delas conseguiu se livrar do vício do tabagismo.
- Os pesquisadores afirmaram que este é um número expressivo, mas não é significativo.
- Apesar disso, é considerado um indicador de potencial dessa abordagem, inclusive porque era um ensaio clínico piloto.
- A pesquisa recebeu investimentos de R$ 373 mil da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Redução da dependência do tabagismo
A explicação científica por trás das conclusões é que o café pode ativar de forma intensa uma região do cérebro que controla a vontade de fumar. A experiência teve como objetivo utilizar a fragrância para reduzir a dependência dos usuários.
Os pesquisadores estão desenvolvendo agora uma formulação terapêutica à base de voláteis de café para adaptá-la em um dispositivo eletrônico. Isso será realizado em novos ensaios clínicos com maior número de fumantes.
De acordo com as últimas estimativas do relatório de tendências de tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em janeiro deste ano, há em todo o mundo 1,25 bilhão de adultos usuários de tabaco. O vício mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, sendo mais de 7 milhões dessas mortes resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão das mortes são de fumantes passivos.
O post Aroma do café pode ajudar a parar de fumar apareceu primeiro em Olhar Digital.