Rumores tragos pelo TechRadar apontam que o Android 15 poderá trazer uma função muito útil a quem possui dispositivos que não oferecem suporte à tecnologia de carregamento sem fio.
A maneira como o SO do Google vai alcançar este feito? Por meio da tecnologia NFC. A chamada Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo, em português literal) é antiga e costuma ser usada para pagamentos sem contato, compartilhamento de conteúdo entre dispositivos, ler informações sobre cartões de transporte, entre outros.
Leia mais:
- 4 dicas para liberar espaço no Android
- 7 dicas para tornar o seu Android mais seguro
- Google lança beta do Android 15 ao público (com uma ressalva)
Só que o futuro Android 15 pode ir além e aproveitar o hardware responsável pelo NFC (existente em quase todos os smartphones) para transferir energia para outros dispositivos e, até, possivelmente, carregar outros smartphones.
Android 15 vai carregar smartphones via NFC?
- O TechRadar trouxe que o Android Authority encontrou suposto recurso de carregamento via NFC no código do recém lançado beta do Android 15, rotulado como “NfcCharging” versão 1.0.0;
- Dessa forma, até dispositivos mais baratos e com menos tecnologia poderiam ser carregados sem fio de forma “primitiva”;
- Em contraste, o carregamento Qi (padrão global de carregamento sem fio), está presente, de modo geral, em dispositivos premium;
- Contudo, é difícil vermos o NFC substituir o Qi em tecnologia de carregamento, visto que o NFC fornece apenas 1 W de carregamento – O Galaxy S24 Ultra, por exemplo, levaria cinco horas para ser carregado (bateria de 5.000 mAh);
- Porém, se o carregamento sem fio via NFC for mesmo implementado no Android 15, pode ser muito útil.
Isso porque ele poderia ser, ao menos, utilizado para carregar dispositivos menores e com menor capacidade de bateria, tais como fones de ouvido, canetas inteligentes e smartwatches.
Carregamento NFC em dispositivos menores e de baixa potência também pode ser ótimo, pois alguns dele não têm tamanho suficiente para acomodar antenas Qi. Uma antena NFC é significativamente menor, com menos de 1 cm de tamanho.
Apesar de o NFC já existir há anos, ainda existem dispositivos que não o têm, mas, se for suportado nativamente pelo futuro Android, ele pode se tornar recurso padrão e, quem sabe, ser adotado por outras fabricantes de smartphones e acessórios no futuro.
E, apesar de hoje parecer ser algo utópico, pode ser que, futuramente, o NFC passe a suportar velocidades de carregamento mais altas, se equiparando com o Qi e até o substituindo como padrão de carregamento sem fio.
Isso seria vantajoso para os dispositivos que carregam as antenas Qi, pois apenas uma pequena antena seria necessária para bancar pagamentos e carregamento sem fio. Dessa forma, poderíamos ter baterias maiores, arrefecimento de temperatura aprimorado ou até mais armazenamento interno e memória RAM.
Caso o carregamento via NFC chegar ao Android 15 versão final, o TechRadar estipula que estará disponível entre agosto e outubro deste ano. Espera-se que este e outros detalhes do futuro SO do Google no Google I/O 2024, marcado para 14 de maio.
O post Android 15 pode levar carregamento sem fio a dispositivos incompatíveis via NFC apareceu primeiro em Olhar Digital.