Criada pelos australianos George Miller e Byron Kennedy, a série de filmes Mad Max conquistou tanto o público quanto a crítica, deixando um impacto duradouro na cultura pop.
A série se destaca por seu retrato de um mundo pós-apocalíptico e distópico, influenciando profundamente inúmeros outros filmes, séries de TV, videogames, animes e diversas outras mídias que vieram a seguir.
Leia mais:
- Tartarugas Ninja no cinema: do pior ao melhor filme segundo a crítica
- Todos os filmes do X-Men do pior ao melhor segundo a crítica
- Todos os filmes da franquia “Planeta dos Macacos”, do pior ao melhor, segundo a crítica
Todos os filmes da série contam com a direção de George Miller, com a trilogia original estrelada por Mel Gibson. Além desses, a saga inclui mais dois filmes lançados décadas depois.
Diante disso, decidimos classificar todos os filmes da franquia Mad Max, do pior ao melhor, de acordo com a crítica especializada. Para isso, utilizamos como referência as avaliações dos principais agregadores de críticas cinematográficas e sites especializados em cinema.
Mad Max: do pior ao melhor filme
5º – Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)
Apesar de ter recebido críticas geralmente positivas da crítica especializada, o terceiro filme da trilogia clássica é considerado pela maioria da crítica e do público como bem inferior aos anteriores.
“Além da Cúpula do Trovão” é também o filme menos elogiado de toda a franquia, ficando em último lugar na lista.
- Rotten Tomatoes: 79%
- Metacritic: 71/100
- IMDb: 6,2/10
- Letterboxd: 3.0/5
4º – Mad Max (1979)
Na época de seu lançamento, o primeiro “Mad Max” polarizou a crítica especializada.
Todavia, ao longo dos anos, o filme australiano passou a ser amplamente apreciado pelos especialistas, que valorizaram sua importância histórica. Este filme é creditado como o que despertou os olhos do mundo para os filmes da New Wave Australiana.
Além disso, o filme foi um grande sucesso mundial. Também foi altamente lucrativo: seu orçamento foi de modestos A$400.000, porém, arrecadou mais de US$100 milhões em receita bruta em todo o mundo.
- Rotten Tomatoes: 90%
- Metacritic: 73/100
- IMDb: 6,8/10
- Letterboxd: 3.3/5
3º – Furiosa: A Mad Max Saga
Prequel de “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Furiosa: A Mad Max Saga” não foi diferente dos outros filmes da franquia no quesito recepção crítica. O filme foi elogiadíssimo, com destaque para o arco dramático da protagonista e as sequências de ação.
- Rotten Tomatoes: 89%
- Metacritic: 79/100
- IMDb: 8,1/10
- Letterboxd: 4.0/5
2º – Mad Max 2 – A Caçada Continua (1981)
O segundo filme da trilogia clássica também é o mais elogiado deles. O australiano “Mad Max 2 – A Caçada Continua” foi um sucesso de bilheteria e crítica.
O filme foi aclamado pelos críticos devido às suas sequências de ação, figurinos, à performance de Mel Gibson e principalmente pela sua estética pós-apocalíptica e distópica.
O filme é constantemente lembrado como um dos melhores filmes de ação da história do cinema.
- Rotten Tomatoes: 93%
- Metacritic: 77/100
- IMDb: 7,6/10
- Letterboxd: 3.9/5
1º – Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Lançado décadas depois do último filme da trilogia clássica, “Mad Max: Estrada da Fúria” foi um sucesso avassalador de público e crítica.
O consenso extremamente positivo dos especialistas elogia as sequências de ação frenéticas, os efeitos especiais práticos, a direção de George Miller e a rica retratação de seu universo pós-apocalíptico e distópico.
Considerado um dos melhores filmes de ação do século, “Estrada da Fúria” ganhou 6 Oscars e arrecadou US$ 380,4 milhões nas bilheterias mundiais.
- Rotten Tomatoes: 97%
- Metacritic: 90/100
- IMDb: 8,1/10
- Letterboxd: 4.2/5
O post Franquia Mad Max: do pior ao melhor filme, segundo a crítica apareceu primeiro em Olhar Digital.