O ano de 2024 foi de poderoso prolongamento do turismo para o Brasil. É o que aponta o levantamento apresentado pelo Ministério do Turismo, pelo Instituto Brasílio de Turismo (Embratur) e a Polícia Federalista. De janeiro a dezembro, mais de 6,65 milhões de estrangeiros visitaram o país – o maior número registrado para um único ano e um aumento de 12,6% em verificação a 2023. Somente no último mês de dezembro, mais de 690,2 milénio turistas de outros países chegaram ao Brasil.
Os estados de São Paulo (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,5 milhão), Paraná (894 milénio) e Rio Grande do Sul (879 milénio) foram as principais portas de ingresso dos visitantes estrangeiros. Os argentinos continuam liderando as visitas internacionais ao Brasil – foram mais de 1,95 milhão daquele país. Os Estados Unidos (696,5 milénio turistas) e o Chile (651,7 milénio) completam os primeiros lugares da lista.
Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse totalidade, 97,4% são pequenos negócios. Isso significa que o sucesso do setor, representa o sucesso dos pequenos negócios, que geram ofício e renda e levam mais distinção para a nossa população.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Serviços e Economias do Porvir do Sebrae.
De conformidade com gestora, a projeção para a subida temporada que segue até fevereiro é de que o país vai continuar numa crescente. “O faturamento do setor, de conformidade com a Confederação Vernáculo do Transacção de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deve ser de R$ 157,7 bilhões e isso nos impulsiona a estribar cada um dos pequenos negócios do setor para que continuem aproveitando as peculiaridades dos nossos roteiros, biomas e culturas que fazem do nosso país oriente sucesso”, completou.
Oficinas de roteiros promovida pelo Sebrae nos estados. Foto: Divulgação
Sebrae no Turismo
Para estribar os municípios na geração e estruturação do turismo, o Sebrae desenvolve o programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), que já atendeu mais de 18,2 milénio pequenos negócios mais de 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros em 176 regiões e a oferta de 426 produtos turísticos. Aliás, em 2024, o Sebrae possibilitou a participação de 152 roteiros em encontros de negócios realizados em eventos de alcance vernáculo.
Outra iniciativa realizada pela entidade, em parceria com a Embratur, é o projeto Vitrine Visit Brasil. A ação tem uma vez que objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país.
Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as MPEs para proporcionar a melhor submersão aos turistas estrangeiros nas localidades. “O projeto tem possibilitado o aproximação dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação de feiras no exterior e aproximação a ações uma vez que famtours e press trips”, explica Ana Clévia Guerreiro.