O ano de 2024 trouxe resultados expressivos do Programa Acredita. Até o termo de outubro, foram concedidos R$ 2,3 bilhões aos pequenos negócios, por meio de 38 milénio operações de crédito em todo o país – um aumento de 72% em conferência ao ano anterior. Aliás, foram realizados 280 milénio atendimentos com crédito visto, 60 milénio horas de consultoria e 400 milénio horas de capacitação.
A plataforma do dedo do Acredita Sebrae [sebrae.com.br/acredita] também registrou 680 milénio acessos no período, com informações e serviços para proporcionar aos empresários a contratação de crédito consciente. O Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe) garante a obtenção de financiamento diferenciado junto a instituições financeiras.
“O programa oportuniza soluções significativas, porquê a renegociação de dívidas com condições especiais que variam de 40% a 90% de desconto. Os fundos de aval porquê o Fampe são essenciais para ampliar as chances de obtenção de crédito, uma vez que a comprovação de garantias reais é uma das principais barreiras que inviabilizam a contração do crédito”, explica o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Crédito em 2025
Para ampliar as oportunidades de chegada a crédito, o Sebrae deu início, em dezembro, ao Mutirão de Crédito Acredita. O objetivo é promover a inclusão financeira, o chegada a crédito e a disseminação da instrução financeira orientada para os pequenos negócios de todo o Brasil. A primeira edição foi realizada em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de dezembro, mas a ação deve percorrer o país inteiro.
De convenção com o gerente de Capitalização do Sebrae, Valdir Oliveira, a partir de janeiro de 2025m o mutirão será itinerante e percorrerá todas as capitais brasileiras. “Para isso, serão contratados mais de 550 agentes de crédito, somando 1,1 milénio desses profissionais em todo o país”, revela Valdir. “Existe uma tendência de aumento da procura por crédito e o Sebrae está prestes para viabilizar, por meio do Fampe, um volume de R$ 30 bilhões por meio das instituições financeiras ao longo dos próximos três anos”, complementa.
Acredita Delas
O Acredita Delas é uma opção diferenciada para as empreendedoras, permitindo que pequenos negócios liderados por mulheres tenham melhores opções na compra de empréstimos em instituições financeiras, com o aval do Fampe para 100% do valor nas operações de crédito.
As mulheres representam 58% do público atendido pelo Sebrae quando o tema é empréstimo. No entanto, o crédito outorgado com o aval do Fampe só alcança 34% do público feminino. As condições propostas pelo Acredita Delas vão contribuir para a redução de taxas e melhoria das condições de chegada a crédito.
“Essa diferença mostra que precisamos lastrar a licença de crédito entre homens e mulheres. Aliás, sabemos que as condições oferecidas pelas instituições financeiras para elas resultam em taxas mais altas, mesmo com menor inadimplência”, observa Valdir.