Nesta terça-feira (17), a Gestão Federalista de Aviação dos EUA (FAA) concedeu licença para o sétimo lançamento de teste do megafoguete Starship, da SpaceX, a partir da base Starbase, localizada em Boca Chica, no Texas

Apesar da liberação, a empresa ainda não definiu uma data para o voo. Com o ano próximo do término, especialistas acreditam que isso só deve intercorrer em janeiro de 2025.

Starship sendo lançada
Starship, foguete mais poderoso do mundo, decolando durante sexto lançamento de teste feito pela SpaceX, em 19 de novembro de 2024. Crédito: SpaceX

Até o momento, o condado de Cameron, onde fica a base, não emitiu avisos de fechamento de estradas, lanço necessária antes de qualquer lançamento. Enquanto isso, a SpaceX segue realizando ensaios de motor, conhecidos porquê “testes de queimação estático” no booster Super Heavy e no estágio superior Starship. No entanto, os dois módulos ainda não foram integrados.

Marcos alcançados pela SpaceX em voos anteriores do Starship

Quando completamente montado, o Starship atinge 122 metros de profundidade, tornando-se o maior e mais poderoso foguete já construído. O veículo é formado pelo booster Super Heavy, equipado com 33 motores Raptor, e pela nave Starship, que utiliza seis.

A SpaceX alcançou um feito importante no quinto voo, realizado em outubro. Na ocasião, o propulsor foi conquistado com sucesso pelos braços robóticos da torre Mechazilla, na plataforma de lançamento. Já no sexto teste, em novembro, um problema técnico impediu que o feito se repetisse. No entanto, o segundo estágio conseguiu pousar com segurança no Oceano Índico, de convénio com o planejado, registrando imagens impressionantes do momento.

Leia mais:

Propulsor Super Heavy retornando para a base de lançamento em pouso histórico que finalizou o quinto voo de teste do Starship. Crédito: SpaceX.

Para o sétimo teste, a empresa pretende repetir o pouso da nave no oceano e realizar uma novidade tentativa de conquistar o booster na plataforma. Segundo o documento emitido pela FAA, a autorização é para lançar o foguete completo de Boca Chica, trazer o booster de volta à plataforma e pousar a nave nas águas do Oceano Índico, a oeste da Austrália.

O Starship foi projetado porquê um veículo reutilizável para missões de transporte de trouxa e tripulações. O sistema é capaz de levar grandes cargas à trajectória terrestre, e futuramente, à Lua e até Marte. Desde abril de 2023, a SpaceX já realizou seis testes. Para 2025, a empresa planeja intensificar sua frequência de lançamentos, com a expectativa de realizar até 25 voos, já previamente autorizados.

O post SpaceX recebe licença para lançar o megafoguete Starship pela 7ª vez apareceu primeiro em Olhar Do dedo.