Os efeitos das mudanças climáticas serão cada vez mais devastadores. Mas embora o mundo todo sofra as consequências do aumento das temperaturas do nosso planeta, um pequeno país em próprio será um dos mais afetados.
Tuvalu, uma pequena região formada por um conjunto de ilhas paradisíacas no meio do Oceano Pacífico, corre o risco de simplesmente vanescer por razão da elevação do nível dos mares. Por conta disso, o governo propõe digitalizar todas as características físicas e culturais, tornando nascente o primeiro país do dedo do mundo.
País será engolido pelo mar
- Tuvalu tem murado de 11 milénio habitantes e o ponto mais sobranceiro do país está a exclusivamente cinco metros do nível do mar.
- Há anos cientistas alertam que a região pode ser a primeira do mundo a vanescer por completo, sendo engolida pela chuva até 2050 uma vez que resultado direto do aquecimento do planeta.
- Ou por outra, o país deve enfrentar mais de 100 dias de inundações anuais no horizonte, muito uma vez que a salinização do solo e ciclones cada vez mais destrutivos.
- Vários pedidos de socorro já foram feitos pelas autoridades do país.
- Na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009 (COP15), o governo de Tuvalu fez um apelo para que os países em desenvolvimento assumissem o compromisso de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.
- Já em 2021, na COP26, o representante do país discursou em um vídeo gravado dentro do mar, mostrando os efeitos já sentidos das mudanças climáticas no país.
- E em novembro do ano pretérito, a região fechou um conformidade com a Austrália para receber os refugiados climáticos tuvaluanos que perderão seu território no horizonte.
Leia mais
- O gelo do Ártico pode liquefazer muito antes do que imaginávamos
- Uma vez que as mudanças climáticas têm intensificado tempestades?
- Oceanos estão mudando de cor? Entenda
Até mesmo as memórias dos habitantes serão preservadas
Diante da prenúncio de vanescer do planta, o governo de Tuvalu está criando uma versão do dedo de si mesmo. O projeto visa “transferir para a nuvem” a cultura, o território e até as memórias de seus habitantes.
Batizado de Primeira Região Do dedo, o trabalho também pretende preservar digitalmente as paisagens da região. Ou por outra, procura produzir um registo da legado cultural de Tuvalu, incluindo itens sentimentais, histórias de família e tradições.
Apesar da escolha, as autoridades de Tuvalu continuam esperançosas que o pior não aconteça. Para isso, insistem para que os outros países adotem medidas significativas para tentar frear os impactos das mudanças climáticas.
O post País ameaçado pelas mudanças climáticas vai transmigrar para o mundo do dedo apareceu primeiro em Olhar Do dedo.