Fusca chegou ao Brasil em 1950 e se tornou um sege icônico, colecionando admiradores e fãs até hoje. Por isso, o veículo possui uma grande valimento para o mercado automobilístico brasílio. Mas, apesar de toda a renome, nem todo mundo conhece as curiosidades sobre esse sege. 

6 curiosidades sobre o Fusca

Quer saber quais são as principais? A seguir, confira a lista com 6 curiosidades incríveis sobre o Fusca. 

1 – Fusca não é o nome solene do veículo

Na verdade, o nome é exclusivamente um sobrenome oferecido ao veículo no Brasil. Originalmente ele é chamado de Volkswagen Sedan. Por que logo resolveram o invocar de Fusca? A abreviatura de Volkswagen, ou seja, “VW” se pronunciava em teuto um pouco uma vez que “fulque” ou “fulca”. Assim, rapidamente ele se transformou em Fusca. 

Fusca
Imagem: Volkswagen/Divulgação

O sobrenome caiu tão muito que na dezena de 1980, a montadora resolveu assumi-lo uma vez que nome solene do sege. 

2 – O Fusca tem tração traseira

Sabia disso? O Fusca tem tração traseira, ou seja, o motor aciona exclusivamente as rodas traseiras, o que é vasqueiro nos veículos de hoje em dia. 

O sege possui uma versão do motor de quatro cilindros refrigerado a ar e câmbio manual de quatro marchas, porém, independente da versão, a tração sempre foi traseira. 

Leia mais:

3 – Depois anos fora de traço, ele foi relançado no Brasil a pedido do presidente

O Fusca havia saído de traço no termo de 1986, mas em 1993 um pedido inusitado de Itamar Franco, presidente do Brasil na era, fez com o veículo voltasse a ser fabricado. O objetivo era perfurar um caminho para novas vagas de empregos e melhorias na economia do país. 

Para isso, ele fez um programa de isenção tributária à motorização refrigerada a ar, o que gerou benefícios ao Fusca e também a Kombi. Por esse motivo existe o chamado “Fusca Itamar”. 

Imagem da comitiva do governo durante a cerimônia de relançamento em 1993
Cerimônia de relançamento com a presença do logo Presidente Itamar Franco em 1993. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

4 – Detém o título de quarto sege mais produzido do Brasil até hoje

Primeiro veículo brasílio a chegar a marca de 1 milhão de unidades produzidas, o Fusca até hoje é o quarto sege mais produzido no Brasil. Ao todo, foram murado de 3,1 milhões de unidades fabricadas. Somente o Gol, Palio e Uno conseguiram ultrapassar essa marca. 

5 – Foi o primeiro veículo vernáculo com teto solar

Em 1965 foi lançada uma versão do Fusca com teto solar, o que o fez ser o primeiro veículo vernáculo com esse recurso. No entanto, de convénio com o Best Cars, o gerente de marketing da Ford, John Garner, criou e espalhou o sobrenome de Cornowagen para o veículo. Dessa forma, as vendas foram muito fracas. 

6 – A geração do Fusca foi um pedido de Adolf Hitler

O ditador teuto, Adolf Hitler, foi quem pediu para que fosse criado o veículo na dezena de 1930. O pedido também fez com que fosse criada a Volkswagen. Quem projetou o sege foi Ferdinand Porsche, um engenheiro automotivo austríaco.

O post 6 curiosidades incríveis sobre o Fusca: o sege que fez história no Brasil e no mundo apareceu primeiro em Olhar Do dedo.