Pesquisadores descobriram que os vulcões podem ter um papel maior do que o imaginado anteriormente no aquecimento do nosso planeta. Um novo estudo sugere que, mesmo muito depois das erupções cessaram, estas estruturas podem continuar liberando dióxido de carbono (CO₂) para a superfície.

De harmonia com os cientistas, leste fenômeno pode ter contribuído para períodos prolongados de aquecimento da Terreno no pretérito, além de dificultar a recuperação climática. Ao mesmo tempo, teria relação com grandes extinções de espécies há milhões de anos.

Liberação de carbono pode resistir milhões de anos

Os cientistas usaram um protótipo numérico para simular a resposta climática a perturbações nos ciclos de carbono e nutrientes. Dessa forma, eles descobriram que as emissões de CO₂ exclusivamente de erupções superficiais não são suficientes para explicar os períodos quentes prolongados da história do nosso planeta.

Segundo a equipe, o aquecimento observado exigiria que as emissões de carbono continuassem por muito tempo depois que as rochas vulcânicas mais jovens esfriassem. Assim, eles simularam o movimento do magma através da crosta terrestre ao longo do tempo para instituir porquê a crosta se deformaria e se deslocaria durante os períodos de grande atividade vulcânica.

Fumaça formando escrita CO2
Vulcões também podem ser responsáveis por grandes emissões de dióxido de carbono (Imagem: Marharyta Kovalchuk/Shutterstock)

Os resultados indicam que, inicialmente, a pressão em uma câmara de magma aumenta até que rachaduras na crosta se formem, permitindo que o magma se infiltre na superfície da Terreno. Mas com o tempo, o magma aquece a crosta o suficiente para que a rocha circundante flua mais facilmente, tornando mais difícil aglomerar pressão suficiente para uma erupção na superfície.

À medida que o magma sobe e esfria, o dióxido de carbono dissolvido pode evadir, mesmo que não haja uma erupção em curso. Essa liberação de CO₂ pode resistir milhões de anos.

Leia mais

Conceito de catástrofe; Aquecimento Global
Fenômeno pode ter relação com o aquecimento do planeta (Imagem: Bigc Studio/Shutterstock)

Liberação contínua de CO₂ pode ter resultado até mesmo em grandes extinções

  • Ainda de harmonia com os pesquisadores, leste vazamento contínuo de dióxido de carbono para a superfície poderia explicar o aquecimento prolongado observado na Terreno em seguida grandes atividades vulcânicas do pretérito.
  • Levante fenômeno teria resultado, inclusive, em eventos porquê a extinção em volume do final do Período Permiano, há 252 milhões de anos.
  • As descobertas também podem ajudar os cientistas a entender melhor os efeitos das mudanças climáticas na atualidade a partir do estudo sobre porquê o planeta se recupera de situações porquê estas.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Nature Geoscience.

O post Gás pode vazar de vulcões milhões de anos em seguida o término das erupções apareceu primeiro em Olhar Do dedo.