O uso da lucidez sintético abriu uma série de novas possibilidades para a ciência. A IA tem sido utilizada para avanços nas mais diversas áreas, embora também desperte um claro temor em função das incertezas sobre os limites desta tecnologia.
De qualquer forma, esta utensílio parece ter chegado para permanecer e tem sido uma grande aliada de cientistas do mundo todo. Mas será que a IA poderia lucrar um Prêmio Nobel?
Regras da premiação não proíbem a IA de vencer
- O químico sueco Alfred Nobel foi o responsável por fabricar a premiação.
- Ele definiu as regras, destacando que pessoas deveriam receber o prêmio.
- No entanto, instituições e associações já foram agraciadas, o que abre espaço para uma eventual vitória da IA.
- De vestimenta, um grupo de cientistas do Instituto Alan Turing do Reino Uno desenvolveu sistemas de lucidez sintético capazes de fazer descobertas científicas premiadas.
- A grande questão continua sendo se nós podemos considerá-las porquê “contribuições científicas” dignas da premiação.
- As informações fazem secção de cláusula escrito na The Conversation por Nello Cristianini, perito em IA e professor Universidade de Bath, na Inglaterra.
Leia mais
- Pioneiros da lucidez sintético ganham Nobel de Física 2024
- Dupla de cientistas ganha Nobel de Medicina 2024 por invenção de microRNAs
- Olhar do Amanhã: IA sob os holofotes do Prêmio Nobel
Critérios estabelecidos pelo varão serão definidores
A IA geralmente faz essas descobertas por meio de um processo de triagem sistemática de diferentes possibilidades. No entanto, isso não envolve a originalidade, particularidade muitas vezes levada em conta na hora de conceder um prêmio.
Por isso, alguns cientistas destacam que seria necessário que as máquinas fossem capazes de gerar hipóteses científicas com tá intensidade de autonomia. Outrossim, a IA poderia testar sua teoria e nos apresentar os resultados em nosso próprio linguagem?
Para responder estas questões, um grupo de pesquisa internacional criou um sistema capaz de realizar uma investigação científica e até mesmo redigir um cláusula científico descrevendo os resultados. Aparentemente, a lucidez sintético tem todas as potencialidades necessárias para lucrar um Nobel, mas isso vai depender dos critérios estabelecidos pelos humanos.
O post A lucidez sintético pode lucrar um Prêmio Nobel? apareceu primeiro em Olhar Do dedo.