Há mais de uma dezena, em 2013, o bilionário Elon Musk lançou um documento técnico com um noção até portanto inovador: o Hyperloop, veículo de subida velocidade que viaja em tubos selados a vácuo por meio de deslize por levitação magnética. É uma espécie de trem-bala – só que a vácuo e muito mais rápido.

As notícias sobre o Hyperloop desaceleraram nos últimos anos, mas a teoria não foi descartada. Uma instalação da escola técnica suíça EPFL, inclusive, está testando o transporte e já conseguiu resultados impressionantes.

Concepção do Hyperloop já foi testado em outros países (Imagem: © Swisspod)

Trem-bala a vácuo Hyperloop ainda é um noção

A teoria de Elon Musk previa que o Hyperloop eliminasse a resistência do ar e escapasse do trânsito das ruas, podendo chegar a 1.200 km/h. Para se ter uma teoria, o trem-bala tradicional mais rápido até agora atinge velocidade máxima de 600 km/h.

Na prática, no entanto, o transporte ainda não alcançou esse resultado. Os testes atuais são da EPFL, na Suíça, por meio de um projeto chamado LIMITLESS, {sigla} para “Linear Induction Motor Drive for Traction and Levitation in Sustainable Hyperloop Systems” (“Acionamento de motor de indução linear para tração e levitação em sistemas Hyperloop sustentáveis”, na tradução literal).

A versão que entrou em testes na Europa é em graduação 1:12 de um Hyperloop real, com tubo de somente 40 centímetros de diâmetro e periferia de pista de 125,6 metros.

Equipe testou o Hyperloop em graduação reduzida (Imagem: 2023 EPFL/Murielle Gerber – CC-BY-SA 4.0)

Leia mais:

Uma vez que estão os testes do trem-bala até agora?

  • Segundo o New Atlas, 82 testes já foram conduzidos com o trem-bala a vácuo até agora, a uma pressão de 50 milibares;
  • No teste mais longo, o Hyperloop percorreu 11,8 km de intervalo. No mais rápido, chegou a 40,7 km/h;
  • Isso pode parecer pouco, mas, se levarmos em conta o veículo em seu tamanho real, a intervalo proporcional seria de 141,6 km com velocidade de 488,2 km/h.

O resultado não chega nem perto do noção proposto por Elon Musk há mais de dez anos, mas quebrou o recorde de jornada mais longa de invólucro a vácuo – e pode trazer esperança para o porvir desse transporte.

O post Trem-bala? Transporte a vácuo é muito mais rápido – e foi teoria de Elon Musk apareceu primeiro em Olhar Do dedo.