Até sexta-feira (25), Fortaleza só respira inovação, tirocínio e oportunidades de negócios e parcerias: começou o Siará Tech Summit 2024 que reúne, no Meio de Eventos, mais de 22 milénio visitantes que estão exercitando novas formas de falar e pensar.

Durante-três dias, a capital de todos os cearenses abrigará novíssimas visões de porvir, incluindo tendências e oportunidades para empreender no universo on-line. Esta é a terceira edição do Siará Tech Summit que, nascente ano, traz 70 palestras em nove espaços, 137 pitchs, 13 investidores em procura de startups para investir dentre as 284 em exposição.

A solenidade que deu início ao STS 2024 foi oportunidade pelo presidente do Juízo Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, que ressaltou a influência do evento para a expansão do ecossistema de Inovação do estado. Em seguida, falaram os parceiros do STS 2024, representantes do Sistema FIEC, do Banco do Nordeste, da Fecomércio e da Femicro.
Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou que o STS faz segmento da estratégia da instituição de contribuir para o desenvolvimento das diversas regiões do Ceará, que tem uma vez que um dos eixos a pronunciação de uma rede de Ecossistemas de Inovação, formada por representantes do poder público, iniciativa privada, instituições de pedestal e fomento e da liceu de todo o estado.
Fechando a solenidade, foi realizada uma homenagem ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, pelos esforços em prol da inovação no estado, com destaque para a Lei Complementar 335/2024, que institui o Sistema de Inovação do Ceará (SIC) e facilita o chegada a incentivos para a inovação e pesquisa no estado. O governador foi representado no ato pela secretária da Ciência, Tecnologia e Instrução Superior, Sandra Monteiro, que recebeu a comenda das mãos de Cid Alves e Joaquim Cartaxo.
Em seu exposição de congratulação, Sandra Monteiro aproveitou para sobresair ações do governo do estado na superfície da pesquisa e inovação, uma vez que o programa Corredores Digitais, os editais de pedestal e fomento à inovação e a atração da unidade do Instituto Tecnológico de Aviação (ITA) para o Ceará.
O Aço e a Stock Car

No primeiro pintura do palco Principal, o engenheiro metalúrgico Jetson Lemos falou sobre o tema “Aço ArcelorMittal acelerando junto com a Stock Car”, mostrando o desenvolvimento de novas ligas metálicas que estão sendo usadas nos carros que disputam a principal categoria automobilística do país.
Além de ser patrocinadora da competição, segundo Jetson, a ArcelorMittal desenvolveu uma solução em aço carbono neutro para ser aplicada de forma inovadora por todas as equipes nos carros da novidade geração, que vão lucrar as pistas em 2025. Mais de um ano de estudos e pesquisas foi realizado por uma equipe especializada, focada em trazer um aço com altíssima resistência e qualidade e que alia segurança e sustentabilidade para ser utilizado na fabricação da safety cage (gaiola de segurança) dos novos carros.
Formado pela Universidade Federalista Fluminense em 2003, com mestrado (2005) e doutorado (2019) pela mesma instituição nas áreas de Metalurgia Física e Comportamento Mecânico, respectivamente, ele atua uma vez que pesquisador no Meio de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal Brasil e é professor da FAESA, ambos desde 2017. Possui, ainda, experiência profissional em processos de conformação de aços atuando junto a clientes do Setor Automotivo, com publicações recentes sobre estampabilidade de aços.
Lucidez Sintético
“A IA Não pode nos tornar preguiçosos e acomodados”. Esse foi o alerta feito por Diogo Cortiz em sua palestra “A Lucidez Sintético e os Novos Paradigmas da Inovação dos Negócios Cearenses”. Professor, noticiarista e palestrante especializado em tecnologia, ciência cognitiva e inovação, ele é reconhecido uma vez que um dos principais pensadores sobre as transformações sociais, culturais, cognitivas e afetivas das tecnologias emergentes, é palestrante em eventos da ONU, UNESCO e as maiores empresas do mundo.
Durante o seu pintura, Cortiz fez questão de ressaltar que a IA é uma instrumento, mas que as pessoas não devem deixar a incumbência da Lucidez sintético, tudo que forem fazer. Tem que continuar se expandindo e expandindo seus próprios conhecimentos.
Informação e Inovação
Pela primeira vez no país, um evento de Tecnologia e Inovação, debateu com gestores de grupos de Informação o porvir da IA nas redações dos veículos de informação. E isso aconteceu no primeiro dia do STS 2024.
Com o título “A Força da Informação para a Inovação dos Negócios Cearenses”, o evento reuniu, sob a moderação de Herbart Melo – gestor da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação Sebrae CE, Edson Ferreira, diretor universal do Grupo Cidade de Informação; Cyro Tomas, diretor universal do Sistema Jangadeiro de Informação; Erick Picanço – diretor Mercantil e Marketing do Sistema Verdes Mares de Informação e André Filipe Dummar – diretor de Estratégia Do dedo do Grupo O POVO e CEO da Morada Azul Ventures.
No debate, que contou com a participação do público, eles ressaltaram a própria responsabilidade em impor regras ao uso da IA em suas redações, enfatizando a qualidade do teor que produzem e o traje de que é preciso desvelo para que os cearenses não percam a sua identidade cultural, diante da IA, já que esse jeito de falar e de se expressar, é o que é o que marca a identidade de um povo. Várias pessoas na plateia questionaram a possibilidade do aumento do desemprego, e os debatedores ressaltaram os cuidados que os veículos precisam ter com essa questão social.
STS 2024
Neste terceiro ano, o Siará Tech Summit pretende incentivar a troca de informações, promover Festival de Games, além de realizar um concurso que vai selecionar três startups que irão participar de um dos maiores encontros de Inovação do mundo: o Web Summit 2024, que acontece em Lisboa, entre os dias 11 e 14 de novembro. Os representantes legais das três empresas vencedoras do concurso receberão passagens aéreas e credenciais para o evento, além de troféus.
Podem participar startups com, no mínimo, 12 meses de existência, que possuam CNPJ, sede no Ceará e sejam expositores oficiais desta edição do Siara Tech Summit.
Cada startup poderá inscrever unicamente um CNPJ, e o representante legítimo precisa ter fluidez em inglês e passaporte válido, além de ser maior de idade. Outro pormenor: as empresas devem ser participantes de projetos do Sebrae Ceará.
A competição será dividida em três fases, sendo as duas primeiras: elegibilidade e seleção, dedicadas, à verificação do cumprimento das regras do edital e, ulterior, ranqueamento medido por um júri especializado. Na tempo final, as 10 startups melhor classificadas farão apresentações de três minutos (pitch), no dia 24 de outubro, no palco principal do Siará Tech Summit.

Serviço:
Siará Tech Summit 2024
Lugar: Meio de Eventos do Ceará
Data: Até 25 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 14 às 22 horas
Gratuito
Letreiro: stssebrae.com.br
OBS: A participação no evento está condicionada à realização da matrícula