Os números da Mansão Sebrae na Sarau Literária Internacional de Paraty (Flip), que termina neste domingo (13), evidenciam o espaço porquê uma vitrine da Economia Criativa protagonizada pelos pequenos negócios. Até a manhã de sexta (11), o número de visitantes chegava a quase 900 pessoas, impactadas pelas diversas ações do espaço montado no meio histórico da cidade para publicar os empreendedores da cultura brasileira.
O espaço foi palco do lançamento de 13 livros, 5 rodas de conversa, 4 oficinas (sendo três cartoneras e uma de narrativas), três saraus, uma guerra de trova com participação de pessoas com deficiência auditiva, 1 mesa com editora focada em audiolivros para pessoas com deficiência visual e 1 vernissage.
A Mansão Sebrae também divulgou mais de 50 pequenos negócios, oferecendo 7 tipos de degustação de produtos, incluindo itens com indicação geográfica da região, porquê manuê de bacia, cachaças de Paraty e projéctil de coco.
O sítio foi visitado pelo prefeito de Paraty, Luciano Vidal; por representantes da Secretaria do Turismo e da Cultura; e da localidade Pataxó Hã Hã Hae. Artistas de projeção vernáculo também passaram pela Mansão Sebrae, porquê a atriz e diretora Bianca Comparato, que participou de uma mesa de debate ao lado de Maria Carvalhosa (Supersônica Livros). A atriz, roteirista e diretora Karina Ramil esteve no espaço durante lançamento de um livro.
Exposições permanentes
Peças do pilha do Núcleo de Referência do Artesanato Brasílio (CRAB Sebrae) foram apreciadas no espaço, levando os visitantes a compreenderem as histórias por trás de cada peça. Na exposição Varal Literário, editoras de pequeno porte promoveram suas obras, com 22 participando das atividades da Mansão Sebrae.
Grandes números
Quase 900 visitantes impactados;
296 pesquisas de satisfação finalizadas;
Mais de 50 pequenos negócios promovidos;
13 livros lançados;
7 tipos de produtos com indicação geográfica para degustação;
5 rodas de conversa;
4 oficinas;
3 saraus;
1 mesa;
1 performance (guerra de trova);
1 vernissage.