A empresa responsável pelo Jeddah Tower (ou Torre de Jedah) tem proposta ambiciosa: edificar o arranha-céu mais cimeira do mundo, com mais de um quilômetro de extensão e superando o Burj Khalifa, atual detentor do título. O projeto está em curso há mais de uma dez na Arábia Saudita e sofreu com adiamentos.
Há tapume de um ano, a construção foi retomada (o Olhar Do dedo reportou cá), mas, na quadra, não havia data de estreia para o prédio. Agora, a data de epílogo foi revelada, nesta semana, e está mais próxima do que imaginamos.
Jeddah Tower será o arranha-céu mais cimeira do mundo
O arranha-céu mais cimeira do mundo já teve alguns nomes, uma vez que Kingdom Tower e Mile-High Tower. Atualmente, ele é publicado uma vez que Jeddah Tower, mas passou por novidade mudança: Jeddah Economic Company Tower (ou só JEC Tower).
O prédio, localizado na Arábia Saudita, terá profundeza de 1,7 km e se consolidará uma vez que o mais cimeira do mundo (quando permanecer pronto).
O atual recordista é o Burj Khalifa, com 828 metros. Para se ter uma teoria, a extensão do novo arranha-céu será três vezes a profundeza da Torre Eiffel, mais de duas vezes a profundeza do Empire State Building e quase duas vezes a profundeza do One World Trade Center (o arranha-céu mais cimeira dos Estados Unidos).
Outro prédio de 1,6 km estava sendo planejado pela empresa Foster + Partners e poderia desancar o recorde do JEC Tower, mas não há confirmação de que sairá do papel.
Prédio ganha data de estreia
O portanto Jeddah Tower retomou as obras em setembro do ano pretérito, depois de uma série de paralisações por problemas envolvendo a família do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Na quadra, eram unicamente 60 andares e não havia previsão de finalização.
De convénio com o New Atlas, o empreendimento ganhou data para estrear: o arranha-céu deverá permanecer pronto até 2028. O empresário saudita Alwaleed Bin Talal Al Saud confirmou a retomada das obras com vídeo publicado no X (velho Twitter), com a legenda “Estamos de volta”.
Sua empresa, a Kindgom Holding Company, anunciou novo contrato com investimento de 7,2 bilhões riyal sauditas, ou mais de R$ 10,5 bilhões.
Leia mais:
- Porquê serão os arranha-céus no horizonte? Concurso elege os projetos mais incríveis
- Arranha-céus podem ser transformados em baterias gigantes
- Arranha-céu de Dubai abrigará a floresta tropical mais subida do mundo
Porquê é o arranha-céu mais cimeira do mundo
- O JEC Tower tem formato triangular inspirado nas folhas dobradas de uma vegetal do deserto. Ele foi projetado por Adrian Smith, da AS+GG, que também está por trás do Burj Khalifa;
- Ele fica na cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho, e foi concebido para suportar os ventos sauditas a mais de 1 km de profundeza do solo. Há também detalhes para proteger o prédio do Sol;
- A instalação é feita de concreto maciço, com 270 estacas escavadas a mais de 100 metros de profundidade no solo;
- No interno, o arranha-céu conta com 157 andares e 59 elevadores. Ele terá espaço para hotéis, residências de luxo, escritórios e, ainda, contará com o observatório mais cimeira do mundo.
O post Com mais de 1 km de profundeza, rranha-céu mais cimeira do mundo tem data para permanecer pronto apareceu primeiro em Olhar Do dedo.