A preocupação com o meio envolvente e a promoção de práticas sustentáveis tem envolvido consumidores e donos de pequenos negócios. É o que mostra pesquisa da Confederação Pátrio da Indústria (CNI), que aponta que 88% da população tem adotado mais de cinco práticas sustentáveis no cotidiano. Evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de chuva, de comida e de vontade, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a chuva e adotar serviços compartilhados são algumas das ações realizadas.
Entre os microempreendedores individuais (MEI), a sustentabilidade também recebe uma atenção peculiar. De contrato com pesquisa do Sebrae, que relacionou dez ações de sustentabilidade e questionou quais delas eram praticadas nas empresas, houve prolongamento em todas as medidas; e a iniciativa mais praticada pelos MEI é o controle do consumo de vontade (para 75% dos entrevistados), seguida do controle do consumo de chuva (67%) e da separação de lixo para coleta seletiva (64%). Já entre as micro e pequenas empresas, a única medida que registrou queda foi o controle do consumo de vontade, que foi citado por 74% dos entrevistados em 2022 e 70% oriente ano.
“Para além de uma questão de saudação ao meio envolvente e às demandas de consumidores cada vez mais esclarecidos e exigentes, a tarifa da sustentabilidade ambiental também diz saudação à redução dos custos de operação dos pequenos negócios, com a subtracção do desperdício e aumento da eficiência”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima. “A sustentabilidade é um noção que não tem mais volta e a missão do Sebrae é ser parceiro das empresas nesse caminho”, completa.
Iniciativas
O Sebrae tem realizado programas e ações com o intuito de impulsionar o tópico entre os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Uma dessas ações é o programa Inova Amazônia, que já atendeu mais de 800 startups da região para estimular ideias inovadoras que promovam a bioeconomia. O programa também está nos biomas do Encerrado e do Pantanal.
No ramo dos bares e restaurantes, o Sebrae também tem construído parcerias para aprimorar os produtos e prática dos pequenos negócios. Uma delas é o Conexão Abrasel, realizada com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O portal oferece capacitações que abordam temas uma vez que eficiência energética, gestão de resíduos e mantimentos de origem.
Já no campo da tendência, o Sebrae lançou neste ano o Guia de Voga Sustentável. O material traz informações e dicas para os empreendedores do segmento da tendência se alinharem com a tendência eco-friendly.