Estão abertas as inscrições para o Prêmio Design da Movelaria Vernáculo, que vai reconhecer o trabalho criativo de designers e indústrias moveleiras de setentrião a sul do Brasil. Até 11 de fevereiro de 2025, designers, arquitetos, estudantes e fabricantes de móveis podem inscrever seus projetos. A iniciativa é organizada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), com correalização do Sebrae, ApexBrasil e da FIEP.
A premiação foi apresentada no XI Congresso Vernáculo Moveleiro, que acontece até esta quarta-feira (2), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em Curitiba (PR). Na orifício, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, lembrou que o evento, principalmente neste ano, engloba a temática da reconstrução das regiões atingidas por catástrofes.
É fundamental pensarmos nas pessoas que são atingidas e termos um olhar sobre as micro e pequenas empresas que são impactadas neste cenário. Portanto, esse movimento que envolve o Congresso e o Prêmio, geram um debate construtivo, promovem soluções e o próprio setor moveleiro.
Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR
O Brasil é o maior produtor de móveis da América Latina e sexto maior do mundo. O prêmio reconhece o talento, a originalidade, a gestão sustentável e o potencial inovador dos profissionais e marcas nacionais. As criações vencedoras serão levadas ao Salão Internacional do Traste de Milão (iSaloni), na Itália, maior e mais prestigiado palco do setor, além de outros importantes eventos nacionais e internacionais de peso.
Para Carlinho Santos, gestor pátrio de Moradia e Construção do Sebrae, a premiação é uma oportunidade única para alavancar talentos emergentes e empresas de pequeno porte. “Ao participar, pequenos designers e fabricantes de móveis não só ganham visibilidade em eventos de renome mundial, mas também se beneficiam da chance de atrair interesse mercantil e parcerias estratégicas que podem ser a chave para um incremento sustentável e sustentado”, detalha.
Estamos dedicados a concordar esses participantes, pois acreditamos que eles são vitais para a diversificação e a riqueza criativa do nosso setor.
Carlinho Santos, gestor pátrio de Moradia e Construção do Sebrae
O Sebrae é um parceiro correalizador do prêmio, focado em propalar, concordar e desenvolver os pequenos negócios da prisão do mobiliário. “Nossa parceria com a Abimóvel envolve aproximar as indústrias dos melhores designers para incrementar inovações nos produtos e promovê-los no mercado, fomentando ganhos de competitividade para as indústrias moveleiras se diferenciarem. Por meio do prêmio, pretendemos cultivar e promover a próxima geração de líderes em design, assegurando que o setor moveleiro brasiliano não somente responda às exigências atuais, mas também defina as tendências futuras”, completa o gestor.
Novidades
A edição de 2024 do Prêmio Design da Movelaria Vernáculo terá o tema “Ergonomia Sensorial”. A teoria é invitar os participantes para irem além da produção tradicional e do vista físico das peças, incorporando outros elementos para a experiência humana ao propor uma fusão entre design, inovação e sustentabilidade com base nos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança em português).
Outra novidade será a introdução da categoria de Mobiliário Emergencial, voltada para soluções de design que respondam de maneira expedito e eficiente às crises contemporâneas, sejam elas ambientais ou socioeconômicas. “Essas inovações são um revérbero do nosso libido de manter o setor de móveis brasiliano na vanguarda das tendências globais”, pontua Carlinho Santos.
Categorias
A premiação abrange seis categorias que refletem a variedade e a dificuldade da produção moveleira no país. Interessados podem inscrever projetos em mais de uma. São elas:

Mobiliário Autoral: destaca peças de mobiliário ou objetos de decoração autorais com assinatura pessoal de designers e arquitetos e que possam ser reproduzidos tanto em série quanto na marcenaria;
Mobiliário Marcenaria: focado em criações passíveis de serem reproduzidas na marcenaria devido ao nível de personalização e customização das peças;
Mobiliário Seriado: premia peças passíveis de serem reproduzidas pela indústria moveleira pátrio sob critérios de produção em série e escalável;
Mobiliário Emergencial: voltada para produtos que atendam a situações de crise, porquê soluções inovadoras, de expedito e efetiva implementação em meio a desafios econômicos ou ambientais;
Resiliência Produtiva: reconhece cases empresariais de inovação e adaptação de fábricas que responderam dinamicamente às mudanças forçadas por desafios de ordem climática ou econômica;
Novos Designers e Estudantes: categoria voltada para projetos inovadores desenvolvidos por estudantes ou recém-formados há até quatro anos.

Etapas e premiação
A competição conta com diferentes etapas. A primeira avalia os projetos enviados de maneira virtual, selecionando os melhores para a próxima tempo. A segunda se concentra na avaliação de protótipos e vídeos. Os projetos selecionados serão divulgados no dia 6 de março de 2025, durante a 2ª edição do encontro “Mulheres e Conexões”, em Curitiba (PR).
Além de troféus, certificados e o reconhecimento internacional obtido pelas entidades realizadoras do prêmio, os três primeiros lugares de cada categoria serão expostos no iSaloni 2026, durante a Semana de Design de Milão. Os grandes vencedores ainda vão participar de outros eventos de relevância no calendário moveleiro pátrio e internacional.
Serviço – Prêmio Design da Movelaria Vernáculo
Data: Até 11 de fevereiro
Inscrições cá.