Um relatório da Bain & Company indica que o aumento na demanda por semicondutores voltados para lucidez sintético, smartphones e laptops pode ocasionar uma novidade escassez global de chips. As informações são do CNBC.
A última grande falta de semicondutores ocorreu durante a pandemia de Covid-19, quando a prisão de suprimentos foi interrompida e a demanda por eletrônicos aumentou, já que as pessoas precisavam trabalhar de moradia.
Empresas de tecnologia têm adquirido muitas GPUs, principalmente da Nvidia, essenciais para treinar modelos de IA usados em aplicativos uma vez que o ChatGPT. Ou por outra, empresas uma vez que a Qualcomm estão criando chips para dispositivos que permitem o uso de IA localmente, sem depender da nuvem, uma vez que os novos produtos da Samsung e Microsoft.
Leia mais
- Guerra dos chips: Japão tem projecto para virar o jogo
- Guerra dos chips: China procura novas formas de treinar IA
- Guerra dos chips: uma vez que uma pequena cidade pode colocar a Europa na disputa
Demanda de chips crescerá devido à chegada de novos produtos com IA
- A Bain & Company alerta que a crescente demanda por GPUs e eletrônicos habilitados para IA pode gerar a falta dos chips novamente.
- Segundo Anne Hoecker, da Bain, a combinação do aumento na procura por GPUs e novos dispositivos pode sobrecarregar a prisão de suprimentos de semicondutores.
- No entanto, a expectativa de demanda para esses dispositivos ainda é incerta, já que os consumidores têm sido cautelosos até agora.
- A Bain destacou que a prisão de suprimentos de semicondutores é complexa e um aumento de 20% na demanda pode ocasionar desequilíbrios significativos.
A produção de semicondutores envolve várias empresas; por exemplo, a Nvidia projeta suas GPUs, mas elas são fabricadas pela TSMC em Taiwan, que depende de ferramentas de outros países. Ou por outra, exclusivamente a TSMC e a Samsung conseguem produzir os chips mais avançados em larga graduação.
A geopolítica também pode influenciar a escassez, já que governos veem os semicondutores uma vez que tecnologia estratégica. Os EUA, por exemplo, têm restringido o aproximação da China a chips avançados e tentam aumentar sua própria produção interna.
Tensões geopolíticas, restrições comerciais e atrasos na construção de fábricas podem gerar ainda mais riscos para o fornecimento de semicondutores, conforme ressaltado pela Bain & Company.
O post Demanda por IA pode ocasionar uma escassez global de chips apareceu primeiro em Olhar Do dedo.