O trabalho de edição em fotos e vídeos exige muito do sistema de software e hardware de uma máquina. Embora o mais recomendado seja utilizar desktops para praticar atividades uma vez que essa, muitos usuários preferem os notebooks devido sua portabilidade.

Pensando nisso, separamos uma lista com quatro dos melhores notebooks para quem trabalha com edição de foto e vídeo. Dentre os detalhes das especificações técnicas, cada padrão demonstra um cume poder de processamento. Confira mais informações a seguir.

Apple MacBook Pro (M3)

Levante é o último lançamento da Apple e conta com uma ficha técnica bastante completa. Dentre as características que mais chamam a atenção inicialmente, temos um processador M3 com 12 núcleos e uma placa de vídeo com outros 18 núcleos; o que significa um poder de processamento paradoxal no quesito ações multitarefas, renderização de gráficos 3D, realização de vários aplicativos pesados e muito mais.

imagem ilustra um macbook em cima de uma mesa em um home office
MacBook em um home office (Reprodução: Mia Baker/Unsplash)

Sobre a ficha técnica, é verosímil evidenciar uma potente memória RAM de 24 GB, um armazenamento interno em SSD de até 2 TB, e uma tela de 16,2 polegadas com solução de 3456 x 2234 pixels. A Apple até destaca que essa máquina consegue editar múltiplos vídeos, simultaneamente, com solução de 8K cada um. Além de oferecer compatibilidade com até quatro monitores externos.

Razer Blade 14

Levante padrão da Razer possui uma tela com 14 polegadas e um potente processador AMD Ryzen 9 7940HS. Para se ter noção, outras especificações do seu hardware envolvem 8 núcleos, 16 threads e uma velocidade base de clock de 4,0 GHz –– uma combinação valiosa para quem deseja um trabalho fluido e eficiente durante tarefas pesadas, uma vez que é o caso da edição de vídeo e fotos.

imagem mostra uma ilustração do notebook razer blade 14
Notebook Razer Blade 14 (Divulgação: Razer)

O processador, que por si só já é potente, vem equipado com uma placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4070, das quais poder reproduz, renderiza e exporta dados de forma muito rápida e suave. Demais, vale reportar os 16 GB de RAM (das quais chip já pertence à versão DDR5) e um poderoso armazenamento interno em SSD de 1 TB. Já a tela, com uma taxa de atualização chamativa de 144 Hz, permite que você visualize imagens bastante detalhadas.

Leia mais:

Acer Salitre 5

O Acer Salitre 5 garante um processador Intel Core i5-12500H o qual atinge uma taxa de clock de até 4,50 GHz, além de oferecer 12 núcleos de processamento: o bastante para mourejar com edições de vídeo em 4K, por exemplo. Para aliás, é verosímil usufruir de uma memória RAM de 16 GB no padrão DDR4 e um armazenamento interno em SDD de 512 GB.

Imagem ilustra o notebook Acer Nitro 5
Notebook Acer Salitre 5 (Divulgação: Acer)

A tela promete um tamanho de 15,6 polegadas com solução Full HD e uma taxa de atualização de 144 Hz. O teclado possui retroiluminação vermelha, o que também é muito atrativo para gamers, além de uma placa de vídeo GeForce RTX 3050 Ti.

Asus ZenBook Pro Duo 15

Junto do MacBook sobre o qual falamos anteriormente, nascente é uma das estrelas desta lista de notebooks. A máquina ostenta uma tela OLED de solução 4K, com funcionamento touch e 15,6 polegadas.

imagem mostra notebook Notebook Asus ZenBook Pro Duo 15 (Divulgação: Asus)
Notebook Asus ZenBook Pro Duo 15 (Divulgação: Asus)

Seu armazenamento interno conta com um quase inexaurível SDD de 4 TB. Já para gerir tarefas complexas, o notebook conta com uma memória RAM de 32 GB, um processador Intel Core i9-12900H, e uma placa de vídeo GeForce RTX 3070 Ti.

Um dos seus destaques é o design ergonômico com uma tela facilitar (screenpad) que pode servir uma vez que uma extensão da tela principal. Esse é um pormenor que pode propiciar bastante os usuários que desejam utilizar o notebook para edição multimídia.

O post Melhores notebooks para quem trabalha com edição de foto e vídeo apareceu primeiro em Olhar Do dedo.