Projetos impressionantes de edifícios 3D têm surgido nos últimos anos. Um deles tem a ambiciosa proposta de produzir um condomínio de casas 3D de luxo nos Estados Unidos. Já outro, no Cazaquistão, está mostrando que é verosímil conciliar essas construções não só para morar, mas também para se conciliar ao clima.  

Esses dois projetos (e tantos outros) têm um pouco em generalidade: são construções térreas. No entanto, a crescente complicação da sentimento 3D está abrindo novas possibilidades nesse ramo. A novidade da vez são espaçosas casas 3D de dois e três andares na Holanda.

Imagem mostra um conjunto de casas impressas em 3D de dois e três andares. Em um primeiro plano da imagem, vemos árvores e uma rua pavimentada.
Projeto fica na Holanda e ainda não saiu do papel (Imagem: 3D Printed House/Reprodução)

Vivenda 3D terá opções de dois e três andares

O projeto holandês foi batizado de Project Milestone e contará com quatro casas impressas em 3D.

Serão duas opções de moradia mansão: uma com dois andares e espaço totalidade de 114 metros quadrados e outra com três andares e 124 metros quadrados. Ambas terão três quartos. O público meta são famílias de até quatro pessoas.

Apesar das construções de mais de um caminhar serem raras nesse setor de construção, o empreendimento da vez não será o primeiro a fazê-lo. Porquê lembrou o New Atlas, o primeiro foi uma mansão 3D de dois andares na Bélgica, mas que, naquele momento, não passava de um protótipo.

Imagem mostra um bico de construção dispondo cimento em camadas
Impressora 3D vai edificar casas a partir de cimento em camadas (Imagem: 3D Printed House/Reprodução)

Porquê o projeto será construído

A construção dos sobrados 3D será assim:

  • As casas serão impressas em seções em uma fábrica próxima ao sítio de instalação;
  • Cada impressora usará uma mistura semelhante a cimento em camadas para edificar as formas básicas da estrutura;
  • Quando elas estiverem prontas, as seções serão transportadas para o sítio da construção para serem montadas por trabalhadores humanos;
  • Eles também serão responsáveis pelos interiores e aperfeiçoamento, porquê portas e telhado.

Leia mais:

Vivenda 3D já está à venda

O projeto ainda não saiu do papel. O projecto é que a construção comece no início de 2025, com previsão de epílogo para o meio do ano.

Os interessados, porém, já podem comprar uma mansão 3D no condomínio holandês. Os preços ficam entre 570 milénio euros (para a mansão de dois andares) e 655 milénio euros (para a de três). Na conversão direta, os valores ficam entre R$ 3,4 e 4 milhões.

O post Projeto de mansão 3D abre portas para uma novidade possibilidade: sobrados impressos apareceu primeiro em Olhar Do dedo.