Uma das modalidades mais antigas das Olimpíadas é o levantamento de peso. Apesar de estar associado somente à força, dois estudos recentes mostraram que o ato de levantar peso também ajuda no desempenho em outros esportes, uma vez que vôlei, handebol e futebol.
A modalidade está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas (Grécia), em 1896, e seguiu na competição em 2024.
Levantamento de peso esteve presente nas Olimpíadas 2024
- Porquê modalidade olímpica, o levantamento de peso é dividido em cinco categorias, cada uma com duas execuções;
- Nas Olimpíadas de 2024, as categorias se dividiram entre 61, 73, 89, 102 e supra de 102 quilos para o sexo masculino, e 49, 59, 71, 81 e supra de 81 quilos para o sexo feminino;
- São dois exercícios: arranco e lançadura. O arranco consiste em louvar a barra do solo até supra da cabeça em um único movimento. Já o lançadura tem o mesmo objetivo, só que em duas etapas. Nela, primeiro o desportista eleva a barra do solo até os ombros e, depois, dos ombros supra da cabeça;
- A pontuação é a somatória de pontos de cada uma das execuções.
Manobra pode beneficiar outros esportes
Ao contrário do que o tino geral nos leva a pensar, o levantamento de peso não requer unicamente força. Porquê explicou o professor Valmor Tricoli, da Escola de Ensino Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), o sigilo está na potência produzida pelos músculos, em privativo os músculos inferiores.
O resultado da prática é que os pesistas, uma vez que são chamados os levantadores de peso, são mais potentes do que outros atletas.
Segundo Tricoli, ao Jornal da USP, isso influencia na capacidade de saltar mais cocuruto, decorrer mais rápido em curtas distâncias e mudar de direção mais agilmente, características que podem beneficiar outros esportes.
Pensando nisso, duas pesquisas da EEFE analisaram os benefícios de levantamento de peso apropriado para atletas de diversos modalidades olímpicas.
Pesquisas mediram as vantagens do levantamento de peso
O arranco e o lançadura são exercícios de extrema complicação técnica que atletas não especializados podem não conseguir realizar sem instrução.
Pensando nisso, as pesquisas adotaram estratégia adaptada, com realização semelhante, mas sem algumas partes do treino que demandam muita técnica. As tarefas enfatizam as partes iniciais do movimento e não requerem que o desportista ligeiro o peso supra da cabeça.
O primeiro estudo foi transportado por Cláudio Machado Pinto e Silva, preparador físico da Seleção Brasileira de Handebol, sob orientação de Tricoli. Nele, 16 jogadoras profissionais de handebol realizaram o hang power clean, movimento que o peso é puxado até os ombros, durante sete semanas.
Elas foram dividas em dois grupos. Um treinou o levantamento com peso de 50% da força máxima e o outro treinou com 90% da força máxima. Os resultados mostraram que, depois das sete semanas, ambos os grupos aumentaram a profundeza do salto vertical e a velocidade do sprint (corrida em curta intervalo).
O grupo que treinou com força máxima de 90% teve resultados ligeiramente melhores do que o outro. Eles concluíram que a intensidade do levantamento de peso tem influência tanto no salto quanto no sprint.
Leia mais:
- Olimpíadas: mulheres lideram ranking de atletas que mais ganharam seguidores
- Você é aluno? 10 sites e aplicativos gratuito ou com desconto para assinar online
- Google Messages com erro? Veja 5 dicas de uma vez que resolver
Já o segundo trabalho foi transportado por Demostenys David da Silva em 2022, também com orientação de Tricoli. Nele, o objetivo era confrontar a efetividade de dois exercícios diferentes de levantamento de peso educativo.
Para isso, foram 23 participantes do sexo masculino com experiência prévia em treinamento de força, mas sem experiência em levantamento de peso. Eles também foram divididos em dois grupos: durante oito semanas, um treinou o hang power clean e o outro treinou o jump shrug, treino similar de menor complicação.
Depois do período determinado, os resultados mostraram que ambos os grupos tiveram aumento na profundeza do salto vertical e na velocidade de mudança de direção.
Levantamento de peso pode ajudar atletas de vôlei e handebol
Valmor Tricoli explicou que os benefícios do levantamento de peso podem ajudar atletas de vôlei, handebol, futebol e até rúgbi e ginástica:
Saltar mais cocuruto pode possibilitar vantagem durante o ataque e o bloqueio no voleibol, o rebote no basquetebol e o salto vertical na apresentação de solo da ginástica artística. Outrossim, realizar o sprint e a mudança de direção mais rapidamente pode ser vantajoso em determinados momentos de uma partida de futebol, handebol e rúgbi. Assim, é provável utilizar os exercícios educativos do levantamento de peso por atletas de outras modalidades esportivas para mudar positivamente a performance.
Valter Tricoli, pesquisador, ao Jornal da USP
O post Levantamento de peso melhora desempenho em várias outras atividades; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Do dedo.