Em missão ao Chile, nesta segunda (5), o presidente do Sebrae, Décio Lima, acompanha a comitiva do presidente Lula para o Fórum Empresarial Chile-Brasil e do programa Jornada Exportadora. O evento é organizado pela Filial Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Santiago, capital chilena. São esperados muro de 300 representantes de empresas e instituições brasileiras e chilenas no fórum, além de outras autoridades de ambos os países.
Assista cá ao vídeo do presidente Décio Lima.
A ação faz segmento dos esforços que a ApexBrasil e o Sebrae, em parceria com Governo Federalista, têm realizado para estreitar as relações comerciais entre o Brasil e os países das Américas do Sul, Medial e do Caribe, buscando a cooperação e a introdução de novos mercados. Na agenda de trabalho, também está prevista uma reunião com o principal órgão de pequenos negócios do país para discutir sustentabilidade e boas práticas climáticas.
O Sebrae pretende intensificar ações com o Chile em espeque aos pequenos negócios. agora, com o Concordância de Livre Negócio entre o Brasil e o Chile, os pequenos negócios, de ambos os países, poderão fazer troca de boas práticas, capacitações e treinamentos para os empreendedores.
Décio Lima, presidente do Sebrae Vernáculo.
Relação entre o Brasil e o Chile
Atualmente, o Brasil é o 3º maior fornecedor do Chile, com participação de 11% no mercado chileno. Já o Chile é o 6º principal direcção das exportações brasileiras, de contrato com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços (MDIC). Em 2023, as exportações brasileiras para o país somaram US$ 7,9 bilhões e, as importações, US$ 4,3 bilhões. Em termos de investimento, o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) brasílico no Chile acumula propagação de 8,5% entre 2021 e 2022.