Farinha, levedura, açúcar… Mas também aplicativos, marketing do dedo e tecnologias são os ingredientes que fazem a Arizona Pães, em São Paulo (SP), crescer cada vez mais. Criado em 1983, o negócio familiar faz segmento de um grupo de empresas (com quatro unidades espalhadas pela capital) que tem se reinventado, conquistado novos clientes e aumentado o faturamento com a digitalização – a média, nos últimos anos, é de um incremento de 20%.
A possibilidade de incremento é muito grande, principalmente para quem procura inovação, tecnologia e melhoria de qualidade. O nosso incremento é fundamentado na procura por melhorar o envolvente para o cliente, fazendo com que a panificação seja uma extensão da mansão dele. Que seja um ponto de encontro aprazível, sempre levando inovação, tendências, novidades e um bom atendimento.
Rodrigo Chaluppe, sócio da Arizona Pães
Segundo Chaluppe, que é formado em Engenharia de Provisões, a tecnologia só vem a somar na transporte do negócio. Algumas das novidades que a panificação dispõe são: totens de autoatendimento, cardápio com QR Code nas mesas e a possibilidade de fazer todo o pedido on-line (com clube de pontos para quem utiliza a opção), uso de aplicativos de entrega (delivery) e de ferramentas digitais que apoiam nos pedidos e nos pagamentos feitos pelo WhatsApp, porquê o Anota AI e o Epadoca.
Outro coligado é o Instagram, que serve porquê vitrine para os quitutes e para aproximar a clientela da panificação e dos seus colaboradores. “Temos observado que o perfil do cliente tem mudado. Os mais novos já fazem tudo pelo celular. Para quem ainda não o utiliza, só posso expressar: não perdida mais tempo!”, sugere Rodrigo. “As ferramentas digitais vão melhorar o negócio, a gestão, as vendas, os processos, a divulgação e a fidelização da marca para os clientes e colaboradores. As ferramentas digitais vieram para permanecer”, completa.
O gestor conta ainda que a panificação tem se tornado referência na região e que a procura por inovação tem pretérito para o lado de dentro do balcão. “Sempre estamos detrás de colocar um equipamento dissemelhante na espaço de produção para que otimizar os processos em graduação e conseguir um resultado de qualidade, além de diminuir as perdas”, detalha.
Sebrae junto com as padarias
O Sebrae é parceiro das padarias na implementação de ferramentas digitais no negócio. Por isso, nos dias 23 e 26 de julho, estará na maior Feira de Panificação e Confeitaria do país, a Fipan.
O objetivo é alavancar os pequenos negócios por meio da transformação do dedo, com ações voltadas para a melhoria da gestão e vendas. Os principais benefícios são ampliar alcance no mercado, invadir novos clientes e aumentar as vendas de forma significativa, além de trazer mais eficiência na gestão do negócio.
Bruno Lopes, exegeta de Competitividade do Sebrae