Conectar Micro e Pequenas Empresas (MPE) às grandes. Essa é a missão do Projeto Comprador, cumprida ano em seguida ano a cada edição da Mercopar. Por meio das rodadas de negócios, realizadas nos quatro dias de feira, as MPEs ficam frente a frente dos grandes players da indústria para apresentar suas soluções e iniciarem relacionamentos. Na edição deste ano, o Projeto Comprador teve 1.200 inscrições de MPEs e contou com a presença de 190 grandes empresas. Com mais de 5 milénio agendas realizadas entre 15 e 18 outubro, o Projeto Comprador deste ano foi o maior da história de 33 edições da feira.
“Sem a rodada de negócios, uma pequena empresa teria muita dificuldade de, em uma tarde, conversar com até oito grandes empresas. Fora deste envolvente, é difícil e custoso. Criamos o momento e a conexão, abrindo a porta da grande empresa para a pequena”, salienta Jakson da Luz, comentador de competitividade setorial do Sebrae RS.
O espaço também contou com participações internacionais. O Projeto Comprador Internacional deste ano teve 25 compradoras internacionais da América Latina e 120 inscrições de empresas fornecedoras que já exportam ou estão prontas para dar os primeiros passos rumo ao mercado internacional. “Temos grupos de compradores do Rio Grande do Sul, de outros estados do Brasil e da América Latina, gerando oportunidades em um mesmo envolvente físico para uma expansão geográfica gigantesca, apesar das restrições de logística vivenciadas pelo Rio Grande do Sul em 2024, o que ratifica o poder da feira em proporcionar um envolvente favorável para negócios”, acrescenta Jakson da Luz.
A empresa gaúcha Fibermeyer, de Sapucaia do Sul, é especializada em fibras de vidro e está entre as que já realizou negócios internacionais por meio do Projeto Comprador. Além de comparecer à feira para participar das agendas, a Fibermeyer é expositora desde 2021.
“Estamos crescendo exponencialmente desde que aumentamos nossa presença em feiras. A Mercopar gera contatos qualificados com tomadores de decisão da indústria, o que é demorado sem o auxílio do evento. Por meio da Mercopar, já tivemos a oportunidade de realizar negócios com grandes empresas do Brasil, do Uruguai e do Peru”, afirmou Letícia Meyer, diretora mercantil e CEO da empresa.
Para Alexandre Mauricio dos Santos, diretor mercantil da TESLA Automação Industrial, empresa expositora de São Paulo, a Mercopar e o Projeto Comprador representam a oportunidade de gerar conexão com empresas gaúchas. “Me possibilita conversar diretamente com pessoas decisivas dentro das organizações, facilitando o processo para se chegar a empresas que podem vir a ser parceiras. A Mercopar é uma ponte para se ocupar a crédito de empresas compradoras gaúchas”, avaliou.