Alguns filmes possuem uma trama repleta de angústia, medo ou tristeza, podendo causar uma experiência de quase trauma para o espectador. O enredo intenso de uma produção audiovisual pode ser tamanha, que o público dificilmente vai querer assistir mais uma vez.
Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as histórias de terror que trazem essa sensação para quem assiste: é possível encontrar um roteiro aflitivo em filmes dramáticos e até mesmo baseado em fatos.
Leia mais:
- 10 filmes de terror com bastidores polêmicos e assustadores
- Os 10 filmes mais esquisitos e bizarros do cinema
- Os 10 melhores filmes trash para assistir online
Separamos uma lista de filmes reconhecidos e aclamados pelo público, que contam com temáticas pesadas a ponto de muitos espectadores só conseguirem ver uma vez. Esses títulos podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming, como Globoplay, Telecine, Netflix, Max e Prime Video. Confira!
1. Túmulo dos Vagalumes (1988)
Um dos filmes mais icônicos do Studio Ghibli, possui uma das histórias mais melancólicas e tristes do estúdio, se passando durante os últimos momentos da Segunda Guerra Mundial. O enredo segue os irmãos Seita e Setsuko Yokokawa, que ficam desamparados depois do bombardeio do vilarejo onde moravam.
Ao longo da produção, é retratada a luta sombria pela sobrevivência dos irmãos, mesmo que estejam fora das batalhas na linha de frente da guerra.
2. A Sociedade da Neve (2023)
O filme de drama é dirigido pelo espanhol J. A. Bayona, sendo mais uma produção que a sobrevivência é o foco principal. A tragédia de 1972 do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que levava jogadores de um time de rúgbi, é retratada na obra.
Depois de uma forte nevasca, o avião cai na Cordilheira dos Andes, e boa parte dos passageiros acaba falecendo. Com isso, os sobreviventes tentam permanecer vivos até o resgate, e enquanto alguns dilemas morais são expostos, como o espiritualismo e o canibalismo.
3. O Menino do Pijama Listrado (2008)
A história se passa durante o Holocausto, em plena Alemanha Nazista, um tema sensível por si só. O protagonista é menino Bruno, de 8 anos, que se muda para uma área isolada com sua família, logo depois de seu pai assumir uma função em um campo de concentração.
Após explorar o local, o garoto encontra um garoto judeu de uniforme listrado chamado Shmuel, do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade dos dois meninos cresce, em meio aos perigos e horrores que rodeiam o ambiente.
4. Midsommar (2019)
O longa segue o estilo de terror psicológico e perturbador, se tornando uma sensação do gênero dos últimos anos. A trama gira em torno de um casal e seus amigos, que vão até a Suécia para participar de um festival de verão local, em um vilarejo rural.
Porém, a viagem se transforma em algo aterrorizante, enquanto o grupo presencia rituais pagãos assustadores, além de outros acontecimentos igualmente bizarros.
5. A Lista de Schindler (1993)
Com direção de Steven Spielberg, o longa é outro da lista que aborda os horrores do Holocausto durante a Alemanha Nazista. Nele, Oskar Schindler é um empresário alemão que deseja lucrar com a guerra, construindo uma fortuna com sua fábrica, que conta com trabalhadores judeus.
Depois de tomar ciência de todas as atrocidades dos nazistas, Schindler tenta salvar o maior número possível de seus funcionários judeus, através de uma lista de trabalhadores que ficariam longe dos campos de concentração. A produção ganhou o Oscar em 1994, na categoria Melhor Filme.
6. Carandiru (2003)
O filme brasileiro conta a história do Massacre de Carandiru, que aconteceu em 1992, seguindo a história do dr. Dráuzio Varella enquanto ele fazia o trabalho de prevenção contra o vírus HIV, na maior penitenciária da América Latina.
Antes da ação policial desastrosa que aconteceria depois, o médico sanitarista testemunha a precariedade e diversos problemas do local, como a violência e superlotação das celas, enquanto ele conhece um lado mais solidário e sonhador dos presos.
7. Bicho de Sete Cabeças (2001)
Mais um filme brasileiro da lista, a produção aborda o mundo das drogas e a situação das instituições psiquiátricas no Brasil. Na história, o relacionamento entre Neto e seus pais vai de mal a pior e, após o pai encontrar um cigarro de maconha no casaco do filho, ele decide interná-lo em um manicômio.
Enquanto está no hospital psiquiátrico, Neto passa por diversas situações abusivas em um sistema cruel e desumano.
8. Réquiem para um Sonho (2000)
O drama psicológico segue a história de quatro personagens: Sara, Harry, Marion e Tyrone. O ponto em comum entre os quatro é a busca por melhores condições de vida e, ao mesmo tempo, todos estão mergulhados nos problemas que envolvem drogas psicoativas.
Ao passar das estações, os personagens demonstram sinais de dependência química, porém, não desistem dos seus sonhos.
9. O Poço (2019)
A produção espanhola é ambientada em uma prisão vertical, onde a comida é enviada dos níveis mais altos até o mais baixo. No nível inferior, a alimentação é escassa, sendo composta apenas pelas sobras da refeição cinda de cima.
De tempos em tempos, os detentos são sorteados para trocarem de lugar, podendo ocupar espaços em cima ou embaixo. Conforme o problema vai piorando, uma rebelião no sistema começa a ganhar força.
10. Doce Vingança (2010)
O terror segue a protagonista Jennifer Hills, uma jovem escritora que aluga uma cabana na floresta de uma cidade pequena, buscando inspiração para seu novo livro. A presença de Jennifer chama atenção de alguns homens que vão até o local, abusando sexual e psicologicamente da mulher.
A jovem escritora consegue escapar e sobreviver a tragédia, e decide iniciar seu objetivo de buscar seus agressores, e concluir sua vingança.
11. A Vida É Bela (1997)
O filme é o último da lista que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando os terrores do Holocausto. A trama conta a história do judeu Guido, que é levado para um campo de concentração nazista junto de seu filho Giosué.
Com isso, Guido busca usar sua imaginação para convencer o filho de que o encarceramento é apenas um jogo e, assim, tenta protegê-lo dos horrores que os cercam no local.
12. Ninfomaníaca – Vol I (2013)
A produção dirigida pelo dinamarquês Lars von Trier é considerada uma das mais emblemáticas dos últimos anos, seguindo a ninfomaníaca auto-diagnosticada Joe, que foi espancada e largada em um beco atrás do apartamento de Seligman, um homem de meia-idade.
Ele a levou para sua casa até ela se recuperar e, após um tempo, Joe desperta e começa a trazer relatos de sua vida que são divididos em capítulos, explicando o motivo da jovem se assumir ninfomaníaca.
O post 12 filmes pesados para quem tem estômago e emocional forte apareceu primeiro em Olhar Digital.