Startupi

11 leituras indispensáveis para quem deseja empreender em 2025

Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de erigir repertório é a partir de boas leituras, que podem ser uma óptimo manadeira de inspiração para formação de lideranças sólidas.

Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou produzir habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para produzir novas perspectivas e aprender lições valiosas.

Dentro disso,  12  fundadores e executivos C-Level para indicar uma leitura que os tenha ajudado a desenvolver uma mentalidade capaz de mourejar com as adversidades para empreender e liderar empresas. Confira!

1 – As 3 leis do desempenho, de  Steve Zaffron e Dave Logan

Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, fintech de crédito sem garantia do Brasil, recomenda a leitura de “As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o horizonte de seu negócio e de sua vida”, de  Steve Zaffron e Dave Logan.

“É interessante porquê os autores apresentam a teoria de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada tipo é unicamente um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto  do ‘não dito’, destacando que quando um pouco fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a performance”, analisa.

2 – Rápido e Lentamente, de Daniel Kahneman

Guilherme Skaf Amorim, Head of Innovation Services da Wayra Brasil, CVC early stage da Vivo, recomenda a leitura “Rápido e Lentamente”, do renomado psicólogo e prêmio Nobel, Daniel Kahneman. Para o executivo, o livro  oferece uma estudo profunda sobre os mecanismos que governam nossas decisões. “O responsável divide a mente humana em duas esferas: o Sistema 1, que opera de forma rápida e intuitiva, e o Sistema 2, que é mais lento e analítico.

Ao longo da narrativa, ele revela as armadilhas cognitivas que podem afetar até mesmo os empreendedores mais experientes. Kahneman nos leva a uma jornada profunda, desvendando não unicamente porquê tomamos decisões, mas também os erros sistemáticos que cometemos ao longo do caminho”, garante Amorim.

3 – Apaixone-se pelo problema, não pela solução, de Uri Levine

Ingrid Barth, CEO da Pilotln e ex-presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), compartilha porquê os aprendizados práticos de Uri Levine, fundador de dois unicórnios, auxiliaram sua curso, enfatizando paciência, persistência e a valor de apaixonar-se pelo problema, não pela solução, lições na qual aprendeu com a obra.

O livro de Uri Levine é um guia prático para empreendedores que desejam erigir empresas de sucesso, destacando porquê a preocupação pelo problema é a chave para inovar e desenvolver soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes. “Esses ensinamentos são cruciais para qualquer empreendedor em procura de sucesso a longo prazo”, comenta a executiva.

4 – Coragem para Liderar, de Brené Brown

Para Ana Carolina Gozzi, CO-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor imobiliário com clientes que desejam comprar, vender ou alugar imóveis, o livro “Coragem para Liderar”, de Brené Brown, é um livro necessário para qualquer líder que procura produzir um impacto verdadeiro e infindável.

“A autora explora porquê a vulnerabilidade pode ser uma força poderosa na liderança, mostrando que liderar com coragem significa estar disposto a se expor, a aprender com os erros e a fazer as perguntas certas, mesmo quando não há respostas fáceis. Essa obra é um invitação para erigir ambientes de trabalho baseados na crédito, onde a autenticidade e a empatia se tornam pilares fundamentais para o sucesso. É uma leitura transformadora para quem deseja liderar com integridade e eficiência”, explica a executiva.

5 – Qual é seu problema?, de Thomas Wedell-Wedellsborg

Rogério Cunha, cofundador da Mandu, primeira friendtech brasileira que oferece através de IA generativa, escora emocional para pessoas que estejam enfrentando qualquer momento de fragilidade, recomenda a leitura de ‘Qual é Seu Problema?’, de Thomas Wedell-Wedellsborg. Ele  ressalta que o grande diferencial do livro está na capacidade de transformar a maneira porquê os executivos abordam os desafios.

Em vez de simplesmente testilhar os sintomas, a obra ensina a identificar a raiz dos problemas, promovendo uma estudo mais profunda e estratégica. Esse método permite que líderes se afastem da tendência de “pensamento rápido” e adotem uma abordagem mais reflexiva, necessário em um envolvente corporativo dinâmico.

Aliás, o responsável também oferece ferramentas práticas para fomentar a originalidade e promover soluções colaborativas dentro das equipes, um pouco que Cunha considera fundamental para o sucesso das startups e empresas inovadoras. Para Cunha, esta obra é um guia indispensável para líderes que desejam não unicamente solucionar problemas, mas transformar esses desafios em oportunidades de desenvolvimento.

6 – High Output Management, de Andrew S. Grove

Para Danrley Morais, CTO e cofundador do IFTL, primeira e maior edtech brasileira voltada para o desenvolvimento de líderes em Estratégia, Tecnologia e Lucidez Sintético, um livro de cabeceira de todo empreendedor deve ser o “High Output Management”, de Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel.

“É um livro idoso, mas que nunca vai trespassar de voga e que mudou a minha vida. Muitas vezes, em nosso dia a dia porquê empreendedores, focamos muito mais na realização do que na estratégia. A falta de maturidade em processos é o que pode levar uma empresa à estagnação e, eventualmente, à falência. Li esse livro em um momento muito complicado: toda a operação estava em minhas mãos e me tornei um gargalo. Percebi que, para pensar na estratégia e na visão de longo prazo, eu precisava me tornar dispensável nas operações do dia a dia. Por isso, a dica que dou para todo líder é: seja dispensável. Oriente livro vai te ajudar a enxergar novos horizontes e a aprimorar sua forma de gerir times, permitindo que você foque no que realmente importa para o desenvolvimento do seu negócio”, conclui o executivo.

7 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey

André Cruz, CEO e cofundador da Do dedo Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Segundo ele, “é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio.

Aborda temas porquê priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a valor de erigir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir responsabilidade pelos resultados.

É uma base para qualquer empreendedor que procura inferir o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e erigir relacionamentos sólidos, você estará mais muito prestes para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e inferir seus objetivos”.

8 – À Beirada do Eversão, de Joan Halifax

Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, consultoria de impacto social focada na geração de organizações humanizadas, escolheu o livro “À Beirada do Eversão”, de Joan Halifax, por seu profundo mergulho nas complexidades da condolência e liderança em contextos desafiadores. Joan Halifax, uma renomada antropóloga, zen-budista e ativista social, explora o concepção de “presença compassiva” ao abordar o sofrimento, um pouco necessário para líderes que precisam mourejar com a complicação das relações humanas nas organizações.

Para Carine, “esse livro oferece reflexões valiosas sobre porquê trenar a liderança com empatia, estabilidade emocional e resiliência, características essenciais para que lideranças promovam ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros nas empresas. Ele reforça a visão de que, para liderar e transformar realidades, é necessário ter uma compreensão profunda das experiências humanas e da interconexão entre as pessoas”.

9 – 21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari

Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma leitura necessário para preparar o empreendedor para um mundo em transformação, onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais. “Ele oferece uma reflexão ampla e necessário sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e horizonte.

O livro é tão impactante que comprei 21 cópias – sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores e pessoas que têm grande valor na minha vida. O responsável aborda temas fundamentais, porquê a subida da extrema-direita, saúde mental, o impacto das mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se harmonizar e prosperar em meio às mudanças.

E, sem dar muitos spoilers, preciso ressaltar a última prelecção porquê a mais impactante: ela me levou a repensar profundamente minha integridade porquê ser humano, meu compromisso com meus valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas” compartilha a executiva.

10 – Líderes que Curam, de Antonella Satyro

Fabiana Ramos, CEO da PinePR, sucursal de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do horizonte, que valoriza a vulnerabilidade e empatia porquê elementos essenciais para o engajamento verídico e eficiente de equipes.

“Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, porquê maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana.

11 – Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani

Já André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores da espaço de inovação e tecnologia, esse é um teor que entrega valor.

“No contexto atual, os autores demonstram porquê a regeneração empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de graduação, alcance e aprendizagem que restringiram o desenvolvimento dos negócios por centenas de anos.

Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizagem e resultados cada vez mais precisos”, conclui.

Aproveite e junte-se ao nosso meato no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique cá para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post 11 leituras indispensáveis para quem deseja empreender em 2025 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Tiago Souza